Existe diferença entre tumores ósseos primários e secundários?
Sim. Os tumores ósseos são classificados entre primários e secundários.
Mas, para entendermos melhor essa diferença é importante lembrar que nossa constituição óssea é composta de mais de 200 ossos e sua rigidez serve para garantir a sustentação do nosso corpo.
São em nossos ossos que nossos músculos se inserem, permitindo a nossa movimentação. A solidez óssea também serve como (uma caixa de) proteção para nossos órgãos vitais internos (por exemplo, as nossas costelas protegem nosso pulmão e coração).
Contudo, apesar de sua aparência inanimada e dureza, os ossos são tecidos vivos e além de serem verdadeiros “depósitos” de sais minerais, é dentro de alguns deles se localiza a medula óssea vermelha, que é responsável pela produção de células sanguíneas.
Assim, por serem tecidos vivos, os nossos ossos também estão sujeitos a desenvolverem um tumor, quer seja primário ou secundário.
Os primários são tumores que se originam das próprias células presentes no osso, isto é, eles têm seu início no próprio tecido ósseo.
Já os secundários são tumores que surgiram inicialmente em outros órgãos e tecidos, mas que através da circulação sanguínea dos ossos, se implantam no tecido ósseo ocupando espaço, são também conhecidas como metástases ósseas.